logo IMeN

Avaliação da oferta calórico-proteica administrada em terapia nutricional enteral a pacientes...


Avaliação da oferta calórico-proteica administrada em terapia nutricional enteral a pacientes internados na UTI

Alair Sawaris Soares
Karen de Barros Lima Longo

RESUMO

Objetivo: Verificar se a oferta calórico-proteica administrada através de terapia nutricional enteral a pacientes internados na unidade de terapia intensiva (UTI) atendem às necessidades estimadas, avaliar as complicações associadas e comparar os dados obtidos com a literatura revisada.
Metodologia: O estudo foi de coorte, retrospectivo. Foram analisados nos prontuários o sistema de classificação de severidade da doença (APACHE II), classificação nutricional pela avaliação nutricional subjetiva global (ANSG), cálculo de taxa de metabolismo basal (TMB), valor calórico total (VCT), necessidades protéicas (PTN), período de dias para iniciar a dieta enteral, valor calórico e protéico administrado, complicações gastrointestinais relacionados à administração da nutrição enteral. Foram selecionados os pacientes que receberam dieta enteral por pelo menos sete dias consecutivos e que estiveram internados no período de junho à setembro de 2005, sendo n=54.
Resultados: Os pacientes foram classificados como 34 (63%) eutróficos, 17 (31,5%) com risco nutricional ou desnutrição leve e 3 (5,5%) em desnutrição moderada. A associação da classificação nutricional com a resolução (alta e óbito) não apresentou resultado significante (p>0,05). A TMB foi atingida por 46 (85,2%) dos pacientes em 6,5±4,6 dias após o início da nutrição enteral (NE). O VCT foi atingido por 36 (66,7%) pacientes em 8,2±4,6 dias. A proteína foi atingida por 32 (59,3%) pacientes em 8,7±4,7 dias. A associação entre resolução (alta e óbito) e as variáveis da oferta calórico-proteica que atingisse TMB, VCT e PTN não apresentaram resultado significante (p>0,05).
Conclusão: As necessidades calórico-protéicas estimadas foram atingidas em média para 34 (63%) dos pacientes que fizeram uso de NE, porém com um período maior que o recomendado na literatura, estimulando-nos a buscar métodos de administração, bem como fórmulas enterais mais eficientes e/ou adequadas para este grupo de pacientes.

Descritores: Nutrição Enteral/ Terapia Intensiva/ Calórico-Proteico

IMeN - Instituto de Metabolismo e Nutrição
Rua Abílio Soares, 233 cj 53 • São Paulo • SP • Fone: (11) 3287-1800 • 3253-2966 • administracao@nutricaoclinica.com.br